Festinhas por aqui

Regra numero um: nunca confie no sol. Hoje me lenhei feio. Nao dah pra olhar um ceu azul e um sol brilhante e acreditar que faz -20 lah fora. Pois bem, me fudi. Quase congelo hoje. Mas vamos por partes:

Carnaval de Inverno do Quebec

Meu primeiro fim de semana foi pela metade. Voces vao entender. No sabado fomos ao Quebec Winter Carnival, um evento bem legal na cidade do Quebec. Pra quem nao sabe, a cidade do Quebec eh a “capital francesa” da provincia do Quebec, e uma referencia francesa do Canada. Eh uma cidadezinha pequena, bonita e cheia de surpresas. Eh o lugar onde voce faz perguntas em ingles e recebe respostas em frances🙂 Bom, o carnaval do Quebec eh um grande evento, com atracoes pra todos os gostos. Tem campeonato de esculturas, esportes no gelo, comidas, bebidas, piscinas aquecidas, pescaria no gelo, musica, castelos de gelo, danca, artes marciais, etc, etc.

Ice Fishing

Esse foi meu pior dia em Montreal. Um dos piores domingos que jah tive. Eu jah podia ver que ia ser foda. O carnaval do Quebec no sabado foi muito cansativo e por forca maior (Tassia) tinhamos esse evento jah comprado pra domingo cedinho. Saimos correndo pela manha pra nao perder o onibus da excursao, o dia mal tinha comecado e eu jah tava querendo voltar pra casa. Quando eu me dei conta que pagamos mais de 50 dolares (cada um) para matar peixes jah era tarde demais. Falei com Tassia e ela disse que tb nao tinha se tocado, que nao tava achando que seriam peixes de verdade. Enfim… Chegamos lah depois de mais de 2 horas de estrada. Tres cabanas aquecidas e fedorentas em cima de um lago congelado. Havia uma vala (buraco) em cada cabana, com linhas e anzois pendurados. Cada cabana abrigou umas 12 pessoas. Na minha foi uma galera muito animada, mas que parecia mais a “galera do mal” de comedias americanas. Ligaram um som altao lah, com musicas pop e ficaram dancando o tempo todo. Foi quando comecou minha espera pelo fim do evento, que durou mais de 5 horas. Eu me recusei a pescar. Tassia ateh que tentou, mas nao conseguiu nada. Era muito chato ter que trocar a isca a cada 4 minutos, tempo em que a carne congelava no lago. Alias, na minha cabana soh conseguiram pescar um peixe, no final do dia. Um peixe pequeno e feio, que foi devolvido ao lago para a alegria dos conservadores de peixes pequenos e feios. A merda (literal) aconteceu quando o “mix” de comidas no meu estomago comecou a ganhar vida. Me senti mal mesmo. Vontade de vomitar as tripas e cagar os rins, ao som dos mais bizarros hits pop, desde bizarrices americanas ateh remixes de lambadas brasileiras. Finalmente tomei coragem e fui a sanitario botar aquilo pra fora. Eu nao posso deixar de me ater nos detalhes, pq foi a coisa mais interessante desse passeio: embora o banheiro estivesse cheio de merda (nao havia descarga), nada fedia. Isso eh bem legal. Quando se caga a -20 graus a bosta sai fumacando, e em alguns segundos congela. Por isso nao fede, nao eh lindo? Bom, pra terminar fiquei passando mal toda a viagem de volta, no humor que voces podem imaginar, enquanto Tassia roncava do meu lado… Ice fishing nunca mais, muito menos com o pessoal pop da Universidade de Tassia.

O Curso de linguas

As aulas comecaram. Estou satisfeito com a escola e com os professores. Fui recebido com entusiasmo e muito bem orientado lah. Vamos ver como vou tocar essa vida de estudante pra frente… Pra quem nao sabe, estou estudando Frances pela manha e Ingles pela tarde. Consegui ficar no nivel 3 (de quatro) de ingles e no nivel basico de frances🙂

Alimentacao

Tassia estah um pouco envolvida com um coletivo chamado Concordia Food Collective. O CFC eh um coletivo que busca justica social atraves de politicas de alimentacao. Eh formado por um pessoal bastante serio, e eh uma daquelas organizacoes que fazem a diferenca. Duas atividades importantissimas pra comunidade de estudantes que eles desenvolvem sao (1) a distribuicao diaria e gratuita de almoco com ingredientes naturais e (2) o “mercadinho” de alimentos organicos perto da Universidade, chamado Frigo Vert’s. O almoco diario eh servido para quem quiser por um grupo chamado People’s Potato. Muitas pessoas de fora da universidade se beneficiam tambem, inclusive quem nao pode pagar por comida (sim, ha “mendigos” aqui, nao eh exclusividade do hemisferio sul). Eles se mantem por doacoes e sao estudantes tambem. O servico (servir o almoco pra centenas de pessoas) eh feito por voluntarios, que muitas vezes partem da propria fila. Quando falta gente pra lavar os pratos alguem do coletivo sobe numa das mesas do refeitorio e pede colaboracao de alguns voluntarios que jah terminaram de almocar. Eh um trabalho apaixonante. Eu quero me envolver com esse pessoal em breve. O mercadinho que falei acima eh uma otima opcao pra quem quer se alimentar bem e economizar uma grana. Sao produtos organicos e baratinhos. Mais baratos ainda pra quem eh socio do coletivo.

Aqui em Montreal se valoriza o que eh “organico”. Produtos organicos sao aqueles que nao somente deixam de lado os agrotoxicos, mas que sao cultivados de forma a manter o equilibrio e conservacao dos recursos naturais manuseados. Alguns sao bem mais caros, outros nao. Fica entao a dica: almoco natural e gratuito (mas nao deixe de dar sua colaboracao!) no campus da Concordia no centro da cidade e produtos organicos e baratos no Frigo Vert’s, tambem pertinho da Concordia. As frutas sao especialmente mais baratas nele.

Finalizando…

Sim, as fotos! Estah no ar um novo album de fotos, contendo fotos desde o dia da minha chegada ateh hoje. O endereco eh este: http://fotki.com/libertarios/tassinha/Montreal/. Esta semana Tassia estah de ferias, e vamos provavelmente participar de uma serie de atividades do High Light Festival de Montreal (curiosos, usem um buscador :)). Amanha tem uma atividade muito engracada, onde 500 pessoas vao correr nos aproximadamente 8 km subterraneos que conectam uma grande linha de Metros de Montreal. Esse eh o Montreal’s underground walkway celebration. Nao posso deixar de falar do Valentine’s Day, o “dia dos namorados” comemorado em diversos paises, que eu nao conhecia. Foi em 14 de fevereiro. Eu nao podia deixar de fazer umas supresinhas pra minha namorada, confiram nas fotos🙂 A lenda de Valentine eh bem interessante e romantica. Quem tiver interesse procure algo no site do History Channel.

Abracos aos amigos. Plagiando Tassia, queria muito que voces estivessem aqui com a gente!

One Comment

  1. lucas
    Posted September 24, 2009 at 18:41 | Permalink

    Oi oi.
    Adorei esse texto em cima. Quando toca em comer e beber acho que o dinheiro é bem empregue. Nestes dias vi um forum onde costumo ir, que fala desses temas, receitas,etc. Basta ir a http://www.forumrapido.com e entrar no forum “COMIDAS BEBIDAS”. Vlw

