Dez razões para aprender e usar padrões WEB

Resolvi traduzir uma lista de dez razões pra escrever código pra WEB seguindo os padrões da W3C. A tradução não é oficial. O texto original está em http://www.456bereastreet.com/archive/200512/ten_reasons_to_learn_and_use_web_standards/

Dez razões para aprender e usar padrões WEB

Se você é desenvolvedor web ou web designer leigo sobre os conceitos de padrões web e está indeciso se deve ou não perder tempo aprendendo tudo sobre eles ou não, aqui estão algumas das razões mais importantes pra ir em frente.

Para profissionais web que já estão utilizando padrões web, essa lista cai como uma luva quando você precisar de bons argumentos. E sinta-se livre pra adicionar qualquer benefício extra que você possa encontrar.

1. Seja profissional, e faça-se parecer como tal

Outros desenvolvedores web e potenciais empregados provavelmente verão seu trabalho e saberão que você é uma pessoa que gosta de estar atualizado com as mudanças em tecnologia e terão certeza que seus conhecimentos e habilidades estão sempre em dia. Isso fará com que você seja julgado um real profissional web.

2. Faça seus clientes terem uma boa aparência

Use padrões web combinados com melhores práticas para acessibilidade e dê aos seus clientes uma chance de conversar com eles sobre como eles podem suportar todas as pessoas, e porque é importante que todos possam usar seus serviços ou achar informações sobre seus produtos. Você pode também evitar a má publicidade que pode ser causada quando você exclui visitantes como pessoas com alguma deficiência, usuários Mac ou usuários via telefone celular.

3. Maximize o número de potenciais visitantes

Você não conhece que tipo de dispositivo é utilizado pra acessar seu site. Você pode pensar que você sabe, mas ao menos que você esteja trabalhando numa intranet para uma organização que tem uma política sobre os navegadores que devem ser utilizados, você realmente não tem idéia.

A única coisa que você pode estar razoavelmente certo é que eles estão utilizando algo que lê (parse) HTML. Ao usar padrões web corretamente você tem a certeza que fez a sua parte, fazendo seu site funcionar para o maior número possível de dispositivos de navegação.

4. Carregamento rápido e redução de utilização de banda

Código bem estruturado que separa estrutura e conteúdo da apresentação é geralmente muito mais compacto que a sopa de tags tabela-e-espaçadores-por-imagem. Documentos serão menores e mais rápidos para o download dos visitantes. Queira ou não, ainda existem muitas, muitas pessoas conectando-se à internet via linha discada.

Se seu site tem um plano de hospedagem com um limite de utilização de banda, documentos menores reduzirão custos – tráfico provido não aumenta.

5. Ofereça a base para acessibilidade

Utilizar padrões web não garante que todos os aspectos do seu site serão acessíveis para pessoas com alguma deficiência, mas já é um bom começo. Esteja certo que seus documentos são válidos, bem estruturados e com boa semântica, e você estará no caminho certo para ter um site acessível.

6. Aumente as ocorrências nas máquinas de busca

Conteúdo bem escrito distribuído através de código claro, bem estruturado, e com boa semântica é uma comida deliciosa para máquinas de busca na web e te ajudará a aumentar seus rankings. Isso, obviamente, aumentará o tráfego, o que é o que a maioria dos donos de website querem.

7. Faça seu código fácil de manter

Você iria preferir nadar em vários kilobytes de tabelas desajustadas e espaçadores por imagem ou apenas navegar num limpo e bem estruturado documento quando você precisar atualizar seu site?

Remover, inserir ou editar conteúdo sem código de apresentação é muito mais fácil e eficiente do que ter que ter certeza de ter feito todo código de apresentação corretamente quando se quer manipular somente o conteúdo. Utilizar CSS para controlar layout também torna o trabalho muito mais simples ao realizar modificações de design.

8. Conteúdo à prova-de-futuro

Não existe uma fórmula que possa garantir em 100% que alguns documentos criados e gravados eletronicamente hoje estarão aptos para serem lidos em 100 anos. Ou mesmo 50 anos. Mas se você separar conteúdo da apresentação e usar os padrões web atuais, você terá feito o melhor que você pode para que seu conteúdo possa ainda ser lido mesmo depois que você não esteja mais aqui.

9. Bom senso de negócio

Por que algum dono de negócio diria não para mais visitantes, para um site mais rápido, para um aumento de ocorrência em sites de busca ou para uma boa publicidade? Isso não faz sentido.

10. Esta é a forma certa de fazer as coisas

Utilizar padrões web é a maneira correta que nós deveríamos ter seguido para construir a web desde o início. E agora que nós podemos, por que não fazer algo da forma certa e ter uma excelente razão pra se sentir bem?

%d bloggers like this: