PT e Software Livre na Bahia – infidelidade partidária

Estado e Microsoft fazem parceria para projetos de inclusão digital

Taí algo que não consegui engolir até agora. Publicado no diário oficial do estado da Bahia, dia 22 de abril de 2008.

Incrível como as claras diretivas do governo federal em relação ao software livre foram completamente ignoradas pelo governador Jacques Wagner que, possivelmente maravilhado com um mundo de fantasias oferecido pelo tio Bill em jantar à luz de velas, simplesmente está prestes a anular todo o esforço que a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado tem feito desde a gestão do ex-PFL na Bahia. Irônico, não?

Estive no início do projeto em 2005, quando foi concebida a sua estrutura tecnológica, livre, consistente e segura. Minha monografia de graduação mostrou em detalhes a implementação do projeto e seu sucesso. Eu destaco aqui como um desafio à indústria proprietária o seguinte parágrafo desse trabalho de conclusão de curso:

“Segundo dados oficiais do Programa Identidade Digital (em mais de um ano de utilização), nunca houve uma notificação de incidente de segurança. A solução nunca foi afetada por invasões, virus, worms ou qualquer tipo de intrusão devido a falha de software em aproximadamente um ano de utilização em diversas cidades da Bahia. Este é um fato que não surpreende quem já conhece as características dos softwares livres, mas certamente surpreende usuários e administradores de sistema proprietários, onde o índice de incidentes de segurança são altíssimos, sobretudo em ambientes desktop manipulados por pessoas ainda em processo de aprendizagem.”

Fonte: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/EconomiaSolidaria/BerimbauLivre

Eu ainda tenho esperanças que esse retrocesso não ocorra.

Trocar segurança por insegurança, liberdade por monopólio, capacitação por adestramento e tecnologia por ferramenta tem um nome, escolha você mesmo: burrice ou corrupção. E isso tudo indo de encontro às diretrizes nacionais do PT é ao meu ver uma trememenda infidelidade ao próprio partido. Se não houver intervenção do governo federal pra impugnar esse idéia insana é porque a coisa realmente ficou séria.

2 Comments

  1. anjospaulo
    Posted May 2, 2008 at 16:22 | Permalink

    boa boa boa!!! galera vamos todos ajudar a mudar isso
    * Audiência pública na Assembléia Legislativa, dia 27/05 (terça) às 10h. O tema dessa audiência será “Políticas Públicas de Software Livre no Estado da Bahia”.

  2. vinnie
    Posted May 19, 2008 at 13:29 | Permalink

    Ironia… Uma palavra que encerra toda essa triste notícia.

%d bloggers like this: